domingo, 5 de maio de 2013

Diagnóstico do Refluxo Gastroesofágico

O diagnóstico do refluxo gastroesofágico passa por vários métodos ou exames de diagnóstico. Para efetuar procedimentos de diagnóstico é, primeiramente, necessário o conhecimento integral da história clínica do paciente em questão.
Mas, o que realmente é relevante , são os diversos métodos utiliados para o diagnóstico desta doença. Tais métodos podem ser divididos em duas classes : os invasivos e os não invasivos. Entre os invasivos é possível encontrar a monitorização do pH do esófago ou pHmetria, a endoscopia alta digestiva e biópsia ao esófago, o Teste de Bernstein modificado e o diagnóstico diferencial. Diferentemente, nos métodos não invasivos destacam-se a SEED (seriografia de esófago, estômago e duodeno), a manometria, a cintilografia e a ultrassonografia esofágica.
É de referir que a endoscopia digestiva alta, sendo o exame mais sensível, é também o de maior eficácia na deteção do refluxo gastroesofágico, no entanto, o REED (técnica que pertence á mesma família da técnica SEED) também demonstra uma enorme eficácia, sendo assim, estes dois métodos são os mais vantajosos para utilização no diagnóstico da doença referida.

Sem comentários:

Enviar um comentário